A Secção de Ginástica do SPORT CLUB DO PORTO é uma das mais antigas dentro do clube e foi fundada em 1920 integrando a designada Seção Atlética, conjuntamente com a Natação e o Atletismo.

Numa primeira fase foi constituída por atividades circenses e atléticas e, na atualidade, por atividades de lazer e desportivas.   

Vários foram os locais que acolheram a Secção de Ginástica do SPORT CLUB DO PORTO, nomeadamente o ginásio da A.C.M., o ex-salão de festas do Coliseu do Porto e até o antigo Palácio de Cristal.

Sarsfield Rodrigues, atleta olímpico (Los Angeles, 1932) teve um papel de extremo relevo no desenvolvimento desta “Seção Atlética” e, igualmente, na preparação de dois dos atletas mais expressivos da modalidade, que mais tarde integraram a equipa nacional de ginástica masculina, nos jogos olímpicos de Helsínquia (1952).

Nesta secção desportiva do clube, formaram-se várias gerações de ginastas com uma especial e devida referência à figura de desportista ímpar, A. Brito Júnior (trapezista voador que formou equipa com o cineasta Manoel de Oliveira no teatro Carlos Alberto).

O sucesso destas gerações de ginastas deveu-se a treinadores como o professor Eugénio Carvalheira, Professora Castanho, Masami Sato, Martinez, Dieter e mais recentemente as professoras Alda Côrte-Real, Cristina Gomes e o professor Manuel Campos.

Nesta modalidade foram conquistados títulos nacionais, individuais e coletivos, nomeadamente em 1960 com uma equipa campeã nacional, constituída pelos ginastas Fernando Vale, João Justiniano, A. Resende Barbosa, A. Vilela Ribeiro e Fernando Veiga. Os saraus do SPORT CLUB DO PORTO ficaram célebres, com a participação destes praticantes e de ginastas estrangeiros de referência internacional.

Os primeiros anos foram de difícil gestão, sobretudo pelo período conturbado que o país atravessou a partir de 1974. Só foi possível em 1997 revitalizar a Secção de Ginástica do SPORT CLUB DO PORTO, apostando na divulgação das atividades gímnicas junto dos praticantes mais jovens, retomando-se a Ginástica Artística de competição, atividade com larga tradição na história do clube.

Nestes vinte anos construi-se sustentadamente esta secção, abrindo portas às várias áreas da ginástica, dando uma especial importância ao desenvolvimento das classes de formação, que representam o suporte de toda a atividade. De uma dezena de praticantes iniciais, a Secção de ginástica do SPORT CLUB DO PORTO conta hoje com mais de 200 praticantes, três ginastas integrados no sistema de Alto Rendimento e onze ginastas femininos e masculinos que integram as seleções nacionais de juvenis, juniores e seniores.

A testemunhá-lo estão os inúmeros títulos nacionais e as presenças destacadas em:

- Torneios internacionais

- Campeonatos da Europa e do Mundo

- Taças do Mundo

- Jogos Olímpicos de Londres 2012

(com a ginasta Zoi Mafalda Lima e a treinadora Cristina Gomes)

  (photo by FGP)

e

- Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016

(com ginasta Ana Filipa Martins a treinadora Cristina Gomes)

  (photo by COP)

Go to top
Copyright 2017 Sport Club do Porto - Secção de Ginástica